Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Saiba como ficar em Itália sem pagar um tostão

Em novembro, milhares de hotéis oferecem estadia em troca de pequenos serviços ou bens.
Daniela Espírito Santo 20 de Outubro de 2016 às 12:56
Vista do grande canal e da Basílica de Santa Maria da Saúde, em Itália
Vista do grande canal e da Basílica de Santa Maria da Saúde, em Itália FOTO: Getty Images
Desde 2009 que é assim, mas ainda são poucos os que sabem desta tradição (e, para os que sabem, nunca é demais relembrar): durante uma semana, em novembro, é possível arranjar alojamento em Itália sem gastar um tostão.

Em vez de dinheiro, milhares de hotéis e alojamentos espalhados pelo país oferecem estadias em troca de serviços ou bens que lhes façam falta.

Apelidada de "La Settimana de Baratto" (ou A Semana da Troca), a iniciativa pretende incentivar o espírito de comunidade e cooperação e acontece de 14 a 20 de novembro.

Para participar, basta aceder ao site dedicado à Settimana de Baratto e consultar a "lista de desejos" das diferentes unidades hoteleiras. E aqui há de tudo: há alojamentos que querem clientes que saibam tocar, cantar, declamar poemas ou traduzir textos; há espaços que querem ajuda em tarefas de manutenção e outros que preferem pedir materais de que necessitem, como CD's, DVD's, televisões ou aparelhos de áudio.

Pelo meio, também há quem peça uma ajudinha na renovação de um website ou rede social e até comida típica do país de quem os visita. Muitos, no entanto, pedem "troca por troca", ou seja, oferecem estadia no seu hotel em troca de umas noites grátis noutra região ou país.

Os clientes que o queiram, também podem criar um perfil e deixar a indicação do que têm para oferecer e do que procuram em troca.

Depois, é só entrar em contacto e negociar a estadia. Locais não vão, certamente, faltar, ou não estivessem dois mil alojamentos listados na Settimana de Baratto deste ano.

A ideia surgiu em 2009 e tem sido um sucesso todos os anos. Aliás, a iniciativa resulta tão bem que até há muitos estabelecimentos que mantêm a disponibilidade para trocas durante o ano inteiro.
Itália La Settimana de Baratto A Semana da Troca economia negócios e finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)