Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Vacina da Astrazeneca contra a Covid-19 é "segura e eficaz"

Agência Europeia de Medicamentos esclareceu esta quinta-feira que o fármaco deverá continuar a ser utilizado para "proteger todos os cidadãos contra a Covid-19".
Correio da Manhã 18 de Março de 2021 às 16:17
Vacina da AstraZeneca
Vacina da AstraZeneca FOTO: Getty Images
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) confirmou esta quinta-feira em conferência de imprensa que a vacina da Astrazeneca contra a Covid-19 é "segura e eficaz".

Segundo dados revelados na conferência, a vacina da Astrazeneca "é uma opção segura e eficaz para proteger todos os cidadãos contra a Covid-19".

"As provas mostram que a eficácia pode até ser mais alta do que a relatada em Estudo", referiu Emer Cooke, presidente e diretora da Agência Europeia de Medicamentos.

"O nosso papel é detetar estes incidentes rapidamente e tentar apurar se estão relacionados com a vacina. Garantimos que todos os casos relatados irão ter a nossa atenção e ser analisados. Mantemo-nos completamente mobilizados neste papel", sublinhou.

A EMA continuará a "informar a população europeia sobre o que precisam de saber sobre a vacina".

Sabine Traus, do comité do PRAC (que analisou os relatórios e informações), aponta que "os benefícios continuam a ser muito maiores que os riscos". "Não encontramos nenhum problema com os lotes da vacina que justificassem os casos de coágulos no sangue relatados. Não encontrámos relação entre coágulos no sangue e esta vacina", atira.

Em "20 milhões de vacinados" foram detetados "pouco mais de 40 casos de coágulos ou episódios trombóticos", sublinha a responsável.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Astrazeneca Covid-19 EMA Agência Europeia de Medicamentos saúde tratamentos
Ver comentários