Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Salário médio em Cuba é de 14 euros

O salário médio mensal em Cuba aumentou 18 por cento em cinco anos e situa-se em 455 pesos (14 euros), estimou esta segunda-feora a agência cubana de estatísticas (ONE), noticia a agência francesa AFP.
4 de Junho de 2012 às 21:51
Sector da construção é o mais bem pago
Sector da construção é o mais bem pago FOTO: Alejandro Ernesto/Epa

O salário médio passou de 387 pesos (CUP), em 2006, para 455, em 2011, segundo as estatísticas divulgadas pela ONR no seu sítio na internet (www.one.cu).

Este valor não considera os rendimentos que os cubanos possam obter com a outra moeda que circula na ilha, o peso convertível (CUC).

O sector melhor remunerado é o da construção, onde o salário atinge 566 CUP e o pior é o do comércio, restaurantes e hotéis, com 367 CUP, precisamente aquele onde os assalariados têm acesso ao CUC (que vale 25 CUP), divisa que é utilizada principalmente no sector do turismo.

As autoridades cubanas admitem que o nível salarial em CUP é insuficiente para cobrir as necessidades diárias dos cubanos, apesar do caderno de racionamento ("libreta") que lhes permite a aquisição de alimentação e certos produtos a preços subsidiados e beneficiar de serviços de saúde e educação gratuitos.

salário médica cuba estatística pesos construção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)