Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

São já dois os voluntários que desenvolveram sintomas após receberem vacina contra a Covid-19

Mulheres desenvolveram sintomas neurológicos graves após testes à vacina AstraZeneca.
Correio da Manhã 20 de Setembro de 2020 às 18:05
Vacina Coronavírus
Vacina Coronavírus

São já dois os voluntários da vacina AstraZeneca que desenvolveram sintomas após receberem a injeção que pretende ser eficaz contra a Covid-19, segundo o jornal norte-americano The New York Times. Tratam-se de duas mulheres que ficaram com sintomas neurológicos graves após os testes à vacina.

Uma das voluntárias do estudo desenvolveu uma inflamação na medula espinal após receber uma dose da vacina, que lhe causou fraqueza nos braços e pernas, paralesia, dor e problemas no intestino e na bexiga. A situação levou a que especialistas externos revessem as normas de segurança da vacina. No entanto, um porta-voz da empresa disse ao The New York Times que o voluntário em questão já tinha afinal esclerose múltipla que não lhe tinha sido previamente diagnosticada, sendo que o problema não estaria portanto relacionado com a vacina.

O segundo caso diz respeito a uma participante que adoeceu após receber a segunda dose do fármaco e cujo diagnóstico aponta para que se trata de uma mielite.

Numa folha com dados dos voluntários que data de 11 de setembro, ambos os casos surgem agrupados, afirmando que as doenças eram "improváveis de estar associadas à vacina ou não havia evidências suficientes para afirmar com certeza se as doenças estavam ou não relacionadas com a vacina", com base em análises de segurança. 

Os especialistas têm estado preocupados com os testes à vacina AstraZeneca que começaram em abril no Reino Unido, uma vez que a empresa não revelou pormenores destes dois casos.

Os estudos foram retomados na Grã-Bretanha, Brasil, Índia e África do Sul, mas ainda estão em pausa nos Estados Unidos da América. Cerca de 18.000 pessoas de todo o mundo receberam esta vacina até agora.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 AstraZeneca The New York Times saúde vacina
Ver comentários