Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

São Paulo regista primeiros casos da nova variante do coronavírus proveniente do Reino Unido

Maior parte dos 27 estados brasileiros registou este mê um forte aumento no número de infeções e mortes pela Covid-19.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 1 de Janeiro de 2021 às 17:07
Coronavírus, população, Brasil, São Paulo
Coronavírus, população, Brasil, São Paulo FOTO: Reuters

Um laboratório particular de diagnósticos da cidade brasileira de São Paulo identificou os primeiros casos registados no Brasil da mutação do Coronavírus descoberta semanas atrás no Reino Unido e que já se espalhou por cerca de 20 países. A nova variante, denominada pelos infecciologistas como B.1.1.7, foi identificada esta quinta-feira pelo Laboratório Dasa, da capital paulista.

Num lote de exames de Coronavírus feitos a 400 pessoas, o Dasa confirmou em duas das análises a presença da mutação descoberta inicialmente no Reino Unido. Além dessas duas já confirmadas, foi avançado nesta sexta-feira que outras duas amostras recolhidas de pessoas que fizeram o exame deram resultado semelhante, mas a confirmação se se trata ou não da mesma mutação ainda vai ser submetida a novos exames.

No caso das duas amostras suspeitas, uma delas é de uma pessoa que esteve recentemente no Reino Unido, e a outra da empregada doméstica dela. No caso das duas amostras que já tiveram a confirmação de serem da variante do sars-cov-2, uma delas é de uma pessoa que teve contacto com outra que esteve no Reino Unido, e a última amostra é de uma pessoa sobre a qual ainda não se sabe como contraiu a variante do Coronavírus.

A mutação B.1.1.7 é ao menos 56% mais contagiosa do que o Coronavírus original, e está a ser responsável por mais da metade dos novos casos de infeção com Covid-19 registados nos últimos dias no Reino Unido. Porém, os infecciologistas afirmam que, ao menos pelo que foi possível apurar até agora, essa nova variante do sars-cov-2 não parece ser mais letal nem provocar casos mais graves de Covid-19.

A descoberta da variação do Coronavírus em São Paulo agrava substancialmente o quadro de propagação da pandemia de Coronavírus no Brasil.

A maior parte dos 27 estados brasileiros registou em Dezembro um forte aumento no número de infeções e de mortes, em vários deles os hospitais públicos e até os particulares já estão novamente à beira do colapso, e a infindável guerra política entre o negacionista Jair Bolsonaro e os governadores regionais deixa o Brasil completamente vulnerável, sem uma política coordenada de combate à Covid-19.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários