Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

SECRETA BRITÂNICA NEGA LIGAÇÃO BAGDAD-AL-QAEDA

Um relatório oficial dos serviços secretos britânicos, elaborado há três semanas, revelou que não há ligações entre o Iraque e a organização terrorista al-Qaeda, de Osama bin Laden.
5 de Fevereiro de 2003 às 13:37
Sede do MI6 junto ao Rio Tamisa
Sede do MI6 junto ao Rio Tamisa
A BBC teve acesso ao documento do MI6, considerado “altamente secreto”, que confirma que no passado houve contactos entre Bagdad e a al-Qaeda, mas que “qualquer relação passageira terminou, devido a desconfianças e ideologias incompatíveis”.

Segundo o relatório da secreta britânica, “os objectivos de Osama bin Laden estão em conflito ideológico com o Iraque de hoje. O líder da al-Qaeda considera o partido Baas, no poder no Iraque, contrário à sua religião, apelidando-o de regime apóstata”.

Este documento vem assim neutralizar uma das principais denúncias dos Estados Unidos da América contra o Iraque, que ainda hoje acusaram o presidente Saddam Hussein de ser mentiroso, já que este afirmou em entrevista ao antigo deputado trabalhista Tony Benn que não mantém qualquer ligação com a al-Qaeda.

O relatório da ‘secreta’ britânica, que foi enviado ao primeiro-ministro Tony Blair e a outros membros do governo de Londres, vem a público no mesmo dia em que o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, apresenta ao Conselho de Segurança da ONU provas de que o Iraque possui armas de destruição maciça e não tem cumprido as resoluções decretadas pela organização mundial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)