Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Segredo envolve partida

Velejadora de 14 anos vai dar a volta ao Mundo sozinha. Ao contrário do previsto, a viagem solitária da jovem holandesa não teve início em Portimão.
22 de Agosto de 2010 às 00:30
Barco de Laura esteve quatro dias em Portimão. Pai e agente partiram de avião para a Holanda
Barco de Laura esteve quatro dias em Portimão. Pai e agente partiram de avião para a Holanda FOTO: Paulo Marcelino

O agente de Laura Dekker, a velejadora holandesa de 14 anos que pretende dar a volta ao Mundo sozinha num veleiro, anunciou que a viagem teria início ontem, em Portimão. Os jornalistas compareceram junto à marina local e esperaram. Viram partir muitos veleiros, mas nenhum era o de Laura. Afinal, o barco já zarpara há vários dias de Portimão – e a adolescente não partira sozinha, mas acompanhada por dois adultos. A viagem solitária terá, de facto, começado ontem, mas a partir de Gibraltar.

Segundo revelou ao CM o comandante do porto de Portimão, Cruz Martins, o veleiro ‘Guppy’, que chegara a Portimão no dia 14, partiu da cidade algarvia "no dia 18, pelas 09h40". A bordo, seguiam a jovem e dois adultos, um dos quais – o pai de Laura – "dispõe de habilitação para pilotar o barco", pelo que "estava tudo regular".

Os tripulantes não revelaram o destino, mas como as autoridades estavam ao corrente da anunciada viagem solitária da jovem e a lei portuguesa não permite que um menor navegue sozinho, a embarcação foi acompanhada até ao limite das águas nacionais.

Ontem à tarde, agências de notícias internacionais revelaram que, afinal, a viagem solitária já se iniciara, mas de Gibraltar (território britânico, no extremo Sul da Península Ibérica) e não de Portugal. O destino será a Madeira ou as Canárias (ilhas espanholas). O secretismo sobre a partida resulta do facto de uma empresa audiovisual deter o exclusivo da cobertura da viagem.

Curiosamente, o empresário e o pai da jovem encontravam--se ontem à tarde no Aeroporto de Faro, a aguardar um voo para Amesterdão. Questionados pelo CM, confirmaram que tinham partido com Laura de barco de Portimão na quarta-feira, mas não explicaram como regressaram a Portugal. n *com J.M.G

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)