Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Segredo português? El País questiona sucesso de Portugal contra pandemia. A mesma península e uma grande diferença de mortes

Imprensa espanhola fala este domingo sobre os 'segredos' que levaram ao sucesso de Portugal no combate à pandemia.
Correio da Manhã 10 de Maio de 2020 às 20:39
Coronavírus em Portugal
Coronavírus em Portugal FOTO: Pedro Catarino
Espanha conta com mais de 26 mil mortes devido ao coronavírus e Portugal com cinco vezes menos mortes por habitante. O El País escreve este domingo sobre a forma como Portugal está a ultrapassar a pandemia e fala ainda de "uma mistura de inveja e perplexidade" dos espanhóis para com os números da pandemia dos "vizinhos ocidentais".

"Em momento algum Portugal impôs uma quarentena obrigatória à população em geral - era um dever cívico - não parou a economia - apesar de fechar restaurantes e lojas - e, apesar de tudo, tem pouco mais de mil mortes com um quarto da população", pode ler-se.

O segredo de Portugal, segundo o El País que cita especialistas portugueses e espanhóis, foi a rápida atuação do povo luso perante o coronavírus. Quando a tragédia se instalava em Espanha e Portugal contava ainda com cem casos positivos e sem nenhuma morte, os portugueses começaram a fechar-se em casa.

Segundo a epidemiologista Rita Sá Machado, o importante foi a antecipação e o fecho das escolas quando Portugal registava 78 contágios por coronavírus e uma morte.

Tambem Alberto Infante, epidemiologista, concorda com Rita Machado. "O Governo e a oposição uniram-se, dando a mesma mensagem desde o inicio", disse.
Ver comentários