Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Seis crianças morrem devido a infeção bacteriana no Reino Unido

Falta de apetite, febre alta e comportamento alterado são alguns dos sintomas que indicam níveis de infeção mais elevados.
Correio da Manhã 3 de Dezembro de 2022 às 14:58
Hospital, médicos, saúde
Hospital, médicos, saúde
Seis crianças, cinco delas com idade inferiores aos 10 anos, morreram em Inglaterra desde setembro, devido a uma condição invasiva provocada pela Strep A. A informação foi divulgada pelas autoridades de saúde britânicas.

Uma rapariga do País de Gales também morreu. Não existem ainda confirmações de mortes na Escócia e no norte da Irlanda. Apesar de ainda ser invulgar, este ano tem existido um aumento dos casos provocados pelo Strep A sobretudo em crianças com menos de 10 anos, de acordo com a BBC News.

O que é a Strep A?
As infeções provocadas pelas bactérias Strep A tendem a ser leves, sendo os principais sintomas dor de garganta e infeções cutâneas. A bactéria também pode provocar escarlatina - doença contagiosa que causa sintomas como dor de garganta, febre alta, vermelhidão intensa da língua e pele com aspecto mais rosado ou, até mesmo, vermelho - que, em grande parte dos casos, pode ser tratada através de antibiótico, permitindo a recuperação completa dos doentes.

Contudo, num grupo mais limitado de doentes, a infeção bacteriana pode-se aprofundar no organismo, afetando os pulmões e a corrente sanguínea. Pode ainda causar uma doença designada por iGAS, que é muito mais complexa e difícil de tratar.

Alguns sintomas que indicam que a infeção é mais invasiva são: febre alta, falta de apetite, comportamento alterado, desidratação e sonolência, de acordo com informação avançada pela BBC News.

A época em que se registou um aumento das infeções por Strep A foi entre 2017 e 2018, em que quatro crianças com menos de 10 anos morreram. O aumento deste ano pode estar relacionado com o aumento da circulação da infeção devido ao aumento dos contactos sociais.
Inglaterra Strep A questões sociais saúde morte
Ver comentários
C-Studio