Seis crianças inglesas, com idades compreendidas entre os sete meses e os cinco anos, foram resgatadas na Áustria, depois de terem sido encontradas presas numa cave abandonada, juntamente com os pais.
Segundo a
Sky News, a polícia revelou que o pai, de nacionalidade austríaca, de 54 anos, é um membro do movimento de extrema-direita Reichsbürger, um grupo que segue ideologias antissemitas e nazis
.
Os serviços sociais foram chamados à propriedade em Obritz, perto da fronteira checa, por moradores locais que ficaram preocupados com o bem-estar das crianças. Quando tentaram entrar, o pai atacou os agentes com gás pimenta. A polícia foi então acionada e o homem foi detido, mas acabou por sair em liberdade sob fiança, enquanto decorre a investigação.
As crianças foram levadas para o hospital, juntamente com a mãe, para serem examinadas, mas, um porta-voz da polícia disse estarem "bem de saúde e que não foram negligenciadas". Estão atualmente a ser cuidadas pelos serviços sociais.
As autoridades acreditam que a família estava a viver no esconderijo ilegal durante vários meses, mas que nas últimas semanas tinham sido apresentadas várias queixas de moradores que "ouviam vezes vozes de crianças na cave", refere a Sky News.
A polícia disse não haver qualquer sugestão de abuso sexual de crianças e que foram ainda encontradas armas na cave.