Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Seis jogadores da Seleção de Andebol de Cabo Verde infetados com coronavírus

Federação Cabo-verdiana de Andebol adiantou que a comitiva viaja esta quarta-feira para o Egito, onde a prova decorre de 13 a 31 de janeiro.
Lusa 13 de Janeiro de 2021 às 13:07
Bola de andebol
Bola de andebol FOTO: Getty Images
Seis jogadores de Cabo Verde testaram positivo ao novo coronavírus durante um estágio realizado em Portugal, mas a Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) garantiu que o país estará representado no Mundial de 2021, que se inicia esta quarta-feira no Egito.

A FCA indicou esta quarta-feira que, em cumprimento do protocolo sanitário para a covid-19 em viagens internacionais, solicitou testes de despiste a todos os 30 elementos a delegação e 11 acusaram positivo.

Segundo a federação cabo-verdiana, os 11 elementos foram submetidos a novo teste de PCR, na terça-feira, e apenas um deu resultado negativo.

"Assim sendo, e mesmo desfalcada de seis jogadores e quatro elementos do staff, incluindo o treinador principal, um dos treinadores adjuntos, um fisioterapeuta e um membro da FCA, a comitiva cabo-verdiana viajará para o Campeonato do Mundo, no Egito, e fará a sua participação neste evento que conquistou por mérito próprio e com muito suor e garra", garantiu o órgão máximo do andebol em Cabo Verde.

A FCA adiantou que a comitiva viaja esta quarta-feira para o Egito, "apesar dessas enormes baixas", mas sem avançar o nome dos jogadores e dos elementos técnicos que testaram positivo para o novo coronavírus.

O organismo federativo garantiu, no entanto, que a seleção está "confiante e motivada e promete dignificar o país e dar orgulho aos cabo-verdianos".

Pela primeira vez, o Campeonato do Mundo de andebol masculino conta com a participação de 32 equipas - entre as quais a de Portugal -, sendo que a seleção de Cabo Verde é estreante.

A seleção cabo-verdiana que integra o Grupo A da prova, que decorre entre esta quarta-feira e 31 de janeiro, juntamente com Hungria, que vai ser o adversário de estreia, na sexta-feira, Alemanha e Uruguai.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários