Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Seis sírios pedem asilo a Portugal

Duas famílias sírias pediram ontem asilo político a Portugal depois de terem chegado ao aeroporto da Portela, em Lisboa. Dois dos seis refugiados tiveram de receber tratamento médico no Hospital de Santa Maria antes de recolherem às instalações provisórias do SEF no aeroporto. Uma criança estava com problemas nos ouvidos e um adulto com sintomas de doença cardíaca.
24 de Junho de 2012 às 01:00
Duas crianças estão entre os refugiados que chegaram ontem
Duas crianças estão entre os refugiados que chegaram ontem FOTO: Umit Bektas/Reuters

Segundo o CM apurou, os quatro adultos, com cerca de 50 anos, e as duas crianças, ambas com menos de dez, chegaram num voo comercial proveniente de Casablanca, Marrocos, ontem de manhã. E imediatamente dirigiram-se ao balcão do SEF, onde formalizaram logo o pedido de asilo por motivos políticos. Na bagagem traziam milhares de euros, dólares e outras divisas, bem como leitores de DVD e outros dispositivos electrónicos, pouco comuns entre refugiados. "Serão pessoas que tiveram de fugir da Síria, não por questões económicas ou humanitárias, mas políticas", adiantou fonte do SEF.

As duas famílias vão aguardar agora por uma licença de asilo temporário emitida pelo director-geral do SEF no prazo máximo de 48 horas, o que permitirá o seu alojamento no lar daquele organismo na Bobadela. A autorização definitiva terá de ser dada pelo Governo Português, que analisará o processo nos próximos dias.

TURQUIA AMEAÇA PUNIR SÍRIA

A tensão entre Ancara e Damasco está ao rubro depois de as forças de segurança sírias terem abatido na sexta-feira um avião militar turco que terá invadido o espaço aéreo da Síria. O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, informou que serão tomadas medidas duras logo que seja concluído um inquérito ao incidente com o F-4 Phantom da Força Aérea turca. Entretanto, o presidente turco, Abdullah Gül, admitiu que o avião "poderá ter invadido o espaço sírio" durante uma missão de rotina. As relações entre a Turquia e a Síria deterioram-se desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, em Março do ano passado, a qual já causou mais de 15 mil mortos. Mais de 32 mil sírios estão refugiados na Turquia.

SÍRIA REFUGIADOS CONFLITO PORTUGAL ASILO CRIANÇAS TURQUIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)