Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

SENADORA RAPTADA ESTÁ VIVA

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) deram, no sábado passado, uma prova de que Ingrid Betancourt, ex-candidata do partido dos Verdes às eleições presidenciais da Colômbia sequestrada há cerca de ano e meio, está viva.
1 de Setembro de 2003 às 00:00
Ingrid Betancourt foi raptada pelas FARC há ano e meio
Ingrid Betancourt foi raptada pelas FARC há ano e meio
Ingrid Betancourt, cuja família não tinha qualquer notícia sua desde Maio de 2002, falou aos colombianos durante 22 minutos, num vídeo transmitido pela televisão "Notícias Uno". A data em que foi feita a gravação não foi mencionada, mas a senadora refere-se a um incidente ocorrido a 5 de Maio último
Nas suas declarações, a ex-candidata presidencial, de 41 anos, apela ao presidente Uribe para ordenar uma uma intervenção armada para a tentar libertar, sublinhando que "tal decisão deve ser tomada em consciência", uma vez que considera não se tratar de uma decisão militar mas sim de uma decisão política.
Ingrid Betancourt relembrou ainda as mortes do governador de Medellin e do ex-ministro da Defesa, executados pelas FARC durante uma tentativa de libertação efectuada pelo exército colombian, reforçando assim a delicadeza da decisão sobre a intervenção para a libertar.
As FARC, o maior movimento de guerilha do país com 17 mil homens, mantêem reféns 21 políticos, cerca de 500 oficiais do exército e mais de 800 civis. -
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)