Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

SEQUESTRADORES EXECUTAM REFÉM AMERICANO

A televisão árabe Al-Jazeera, com sede no Qatar, divulgou um vídeo que mostra imagens daquilo que um grupo extremista islâmico diz ser a execução de um soldado norte-americano que havia sido capturado no Iraque no passado mês de Abril.
29 de Junho de 2004 às 08:14
Keith Matthew Maupin
Keith Matthew Maupin FOTO: d.r.
O Exército dos EUA não confirmou a identidade da vítima, que de acordo com a Al-Jazeera se trata de Keith Matthew Maupin, de 20 anos, de Batavia (Ohio), sequestrado dia 9 de Abril passado depois de a coluna militar em que estava integrado ter sido atacada a Oeste de Bagdad.
As imagens divulgadas pela estação de televisão árabe mostram um homem armado a disparar um tiro na cabeça de um homem não identificado vestido com um uniforme militar, virado de costas para a câmara. A família de Keith Maupin já foi informada da existência deste vídeo.
Em meados de Abril, a Al-Jazeera havia já difundido um outro vídeo em que aparecia o soldado norte-americano sentado no chão e vigiado por militantes árabes mascarados e armados. Na altura, um dos sequestradores propunha a troca do soldado por iraquianos “detidos pelo inimigo”.
Um grupo desconhecido até agora, intitulado o Poder Implacável Contra o Inimigo de Alá e do Profeta, citado pela estação de televisão árabe, justificou o assassínio do militar como sendo uma vingança pela política dos EUA no Iraque e pelas mortes dos seus mártires neste país, na Arábia Saudita e na Argélia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)