Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Será que consegue resolver esta conta? Descubra a operação que está a dividir a internet

Existem duas soluções possíveis, dependendo do método adotado, revela consultora.
Correio da Manhã 16 de Junho de 2021 às 21:17
Operação matemática publicada no Twitter
Operação matemática publicada no Twitter FOTO: Twitter
Uma operação matemática apresentada por uma internauta nas redes sociais está a confundir muitas pessoas, que têm tentado resolver a conta que inclui adição, multiplicação e divisão.

No Twitter, uma jovem perguntou quem sabia a solução de "8 : 2 (2+2)". Em resposta à publicação, o caos instala-se entre todos os participantes que enviam palpites. A autora do 'tweet' justificou que o valor final é "1", pois "resolvo os parênteses, a multiplicação e depois a divisão. Por isso acredito que seja 1".

Um outro comentário propõe que a solução seja "16", resolvendo "os parênteses e chegar a 8 : 2 x 4. Segue-se a ordem, pois a prioridade da divisão/multiplicação é a mesma: 4 x 4 = 16", explica.

Segundo uma consultora da empresa de tutoria virtual Maths-Whiz, Fiona Goddard, ambas as soluções estão corretas, pois a forma de resolução depende do modo como cada país adota a resolução deste tipo de problemas "preferindo primeiro a resolução dos parêntesis ou as multiplicações/divisões", métodos conhecidos por 'BODMAS' e 'PEMDAS'.

O 'BODMAS' consiste na ordem das operações como sendo: parêntesis, potências, divisão, multiplicação, adição e subtração. 

Já a opção 'PEMDAS' não dá perioridade aos parêntesis, daí a solução ser 16.

O problema foi colocado no perfil de Twitter em 2019 e até hoje, conta com perto de 15 mil comentários.
Twitter PEMDAS BODMAS ciência e tecnologia questões sociais matemática
Ver comentários