Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Será que o leite materno protege contra a Covid-19? Estudo responde

Investigação prova que proteína do leite materno impede a fixação e replicação da SARS-CoV-2.
Correio da Manhã 29 de Setembro de 2020 às 10:40
Amamentação
Amamentação FOTO: Getty Images
O leite materno pode ajudar a proteger os bebés contra o novo coronavírus, sugere um estudo realizado por uma equipa da Universidade de Tecnologia Química de Pequim, na China.

De acordo com a investigação, o leite materno impede o vírus de se alojar e de se replicar nas células.

O estudo serviu-se de células de pulmão e intestino humanas. Em seguida, os cientistas analisaram que efeito o leite materno (recolhido em 2017, antes da pandemia), tinha sobre as mesmas.

As células foram misturadas com o leite e posteriormente expostas ao SARS-CoV-2, permanecendo saudáveis. Na maioria dos casos, o vírus não conseguiu penetrar nas células ou então não foi capaz de se multiplicar.

Estes resultados sugerem que o leite materno pode inibir o novo coronavírus tal como faz com outros vírus e bactérias. A explicação poderá estar na proteína do leite, que tem propriedades antiinflamatórias e que é a responsável por impedir a fixação viral e a replicação.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários