Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

"Serão as mais fraudulentas da história": Trump pede que eleições presidenciais de novembro sejam adiadas

Presidente dos EUA não concorda com votos por correio ou por via eletrónica.
Correio da Manhã 30 de Julho de 2020 às 14:37
Donald Trump
Donald Trump FOTO: Reuters

Donald Trump pediu esta quinta-feira que as eleições presidenciais dos EUA, marcadas para novembro de 2020, fossem adiadas. Numa publicação feita nas redes sociais, o presidente dos EUA manifestou-se contra a receção de votos pelo correio e por via eletrónica, uma medida pedida por alguns estados, por temer que sejam "as eleições mais imprecisas e fraudulentas da história".

"Com o voto universal por correio ou via eletrónica (não para quem está fora do país, porque isso é bom), 2020 será a mais imprecisa e fraudulenta eleição da história. Vai ser uma vergonha para os EUA", afirma Donald Trump.

No Twitter, o presidente pediu que as eleições presidenciais fossem adiadas "até que as pessoas possam votar de forma própria, segura e secreta".

A reação surge depois de vários estados começarem a planear secções de voto apenas com voto por correio ou por via eletrónica  (Califórnia, Utah, Havai, Colorado, Oregon e Washington). 

Apesar dos receios de Trump, os estudos feitos nos últimos anos dão conta de que o sistema eleitoral norte-americano, mesmo no que diz respeito aos votos por via eletrónica, será pouco suscetível a casos de fraude.

Donald Trump política eleições eleições presidenciais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)