Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

SETE NOVAS PROPOSTAS PARA NOVA IORQUE

A Comissão de Desenvolvimento da Baixa de Manhattan apresentou ontem sete novas propostas arquitectónicas para o local onde se erguia o World Trade Center, cabendo agora à população de Nova Iorque escolher o projecto vencedor.
19 de Dezembro de 2002 às 10:55
A proposta de Richard Meier e sócios
A proposta de Richard Meier e sócios
As seis propostas anteriores, apresentadas no Verão passado, foram “chumbadas” pelo público, devido à sua falta de originalidade e inovação. Desta vez, as empresas seleccionadas esmeraram-se e apresentaram projectos arrojados, que prometem devolver o esplendor à famosa “skyline” de Manhattan.

Com efeito, todos os projectos seleccionados prevêem a construção de arranha-céus, nalguns casos ainda mais altos que as Torres Gémeas destruídas pelos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001. Existem mesmo propostas que, se forem escolhidas, prometem “roubar” o título de edifício mais alto do Mundo às Torres Petronas, na Malásia.

Todos os projectos incluem ainda um ou mais memórias às vítimas do 11 de Setembro, para além de espaços comerciais, de lazer e milhões de metros quadrados para escritórios. Os projectos vão estar a votação até ao final de Janeiro, após o que será anunciado um vencedor.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)