Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

SHARON E ABU MAZEN MARCAM ENCONTRO

O primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, vai encontrar-se no próximo sábado com o seu homólogo palestiniano, Mahmoud Abbas, também conhecido como Abu Mazen, para estudar a aplicação do “Roteiro de Paz” para o Médio Oriente proposta pelo quarteto formado pelos EUA, UE, ONU e Rússia, informou a rádio pública israelita.
13 de Maio de 2003 às 12:04
Ariel Sharon
Ariel Sharon
Esta reunião entre Sharon e Abbas, a realizar em local não divulgado, será a primeira ao mais alto nível entre israelitas e palestinianos desde o início da segunda Intifada, e ocorre depois da visita a Israel do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.
Ontem, os esforços de paz para o Médio Oriente sofreram um revés, com o Exército israelita a encerrar por completo a Faixa de Gaza, depois de as autoridades terem recebido informações de que estaria a ser preparado um atentado terrorista.
Também esta semana, os mais optimistas viram as suas expectativas esfriarem bastante quando Sharon afirmou que os colonatos judeus construídos em territórios palestinianos têm o direito de “crescer naturalmente” acompanhando o ritmo da expansão demográfica.
O congelamento, e até mesmo demolição de alguns colonatos judeus construídos em territórios palestinianos, era um dos requisitos para avançar com o “Roteiro de Paz” do Médio Oriente, sendo que Powell pediu a Israel e à Autoridade Palestiniana para darem “passos corajosos” rumo à Paz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)