Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

SHORT ACONSELHA BLAIR A DEMITIR-SE

Clare Short, que se demitiu segunda-feira do cargo de ministra do Desenvolvimento Internacional, por discordar da política seguida pelo governo de Londres para o Iraque, aconselhou o primeiro-ministro Tony Blair a abandonar a chefia do executivo.
13 de Maio de 2003 às 12:50
SHORT ACONSELHA BLAIR A DEMITIR-SE
SHORT ACONSELHA BLAIR A DEMITIR-SE
Em entrevista aos jornais “Guardian” e “Finantial Times”, Clare Short voltou a tecer duras críticas à política de Blair em relação à crise iraquiana e defendeu a ideia de que o Partido Trabalhista deveria preparar o que classifica como “uma sucessão elegante” do seu líder.
Para a ex-ministra, o governo trabalhista deve permanecer fiel aos seus valores, sem cair em “terríveis divergências”, uma tarefa que só será possível concretizar se for possível manter “um governo de qualidade”. “Será triste se Tony Blair se prender ao seu cargo e manchar a sua reputação”, alega Clare Short.
A ex-ministra critica também o primeiro-ministro britânico pela forma como exerce o poder político, na sua opinião demasiado monopolizado em torno da sua pessoa e num número cada vez mais reduzido de conselheiros, o que considera prejudicial.
Depois de ter ameaçado abandonar o executivo ainda antes do início da guerra no Iraque para depor o regime de Saddam Hussein, Clare Short, que chefiava o Ministério do Desenvolvimento Internacional desde 1997, acabou por apresentar ontem a sua demissão do executivo.
Tida como um dos elementos mais sensíveis à pressão da contestação contra a guerra, a ministra demissionária acusou Tony Blair de não respeitar as garantias que lhe havia dado sobre o papel a desempenhar pelas Nações Unidas no Iraque no pós-guerra.
Clare Short acusou Blair e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jack Straw, de negociarem secretamente uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que entra em rota de colisão com as garantias que ela própria deu aos membros do Parlamento, a propósito do Iraque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)