Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Silêncio pelas vítimas

Faz esta quinta-feira uma semana que a Europa despertou para o terror em Londres, onde quatro atentados suicidas espalharam horror e morte.
14 de Julho de 2005 às 07:55
Foi nesta estação de metro que os quatro suicidas se separaram para espalhar o terror na capital britânica
Foi nesta estação de metro que os quatro suicidas se separaram para espalhar o terror na capital britânica FOTO: reuters
Entre as 08h45 e as 10h00 da manhã, da passada quarta-feira, quatro explosões assinalaram o regresso do terrorismo da al-Qaeda (hoje oficialmente responsabilizada pelo governo britânico) à Europa.
O primeiro engenho explodiu minutos antes das 09h00 numa carruagem do metropolitano entre as estações de Liverpool Street e Aldgate. Seguiu-se outra explosão, instantes depois, entre as estações de King’s Cross e Russel Square e, vinte minutos depois, uma terceira deflagração, numa composição que acabara de entrar na estação de Edgware Road. Por entre a confusão, surge ainda o relato de uma quarta explosão, esta num autocarro de dois andares em Tavistock Square, a escassas dezenas de metros de Russel Square, onde tinha explodido a segunda bomba.
Uma semana depois, as autoridades britânicas já identificaram os quatro bombistas suicidas - todos eles nascidos em Inglaterra em famílias de origem paquistanesa - e estão na pista do alegado cérebro do ataque, que terá abandonado o país na véspera.
Os atentados provocaram pelo menos 52 mortos e 700 feridos. Onze das vítimas mortais estão indetificadas: no autocarro: Jamie Gordon (30 anos), Philip Stuart Russell (28), Shyanuja Parathasangary (30), Miriam Hyman (31), William Wise (54), Shahara Islam (50), Gladys Wyndowa (50); na explosão perto de King's Cross: Susan Levy (53), Ciaran Cassidy (22), Michaela Otto (46); na explosão perto de Edgware Road: Jennifer Nicholson (24).
Em homenagem às vítimas e com estes nomes presentes na memória, os europeus são convidados hoje a cumprir 2 minutos de silêncio ao meio-dia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)