Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Sinal 8 de tufão deverá ser hasteado às 19h00

Medida obriga pessoas a ficar em casa.
22 de Setembro de 2013 às 09:27

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau vão hastear o sinal número oito de tempestade tropical cerca das 19h00 locais (11h00 em Lisboa) devido à aproximação do tufão Usagi e ao aumento da intensidade dos ventos.

Usagi, que em japonês significa coelho, provocou grandes inundações em Taiwan, matou duas pessoas nas Filipinas e está no Mar do Sul da China com ventos de 165 quilómetros por hora em direção ao densamente povoado Delta do Rio das Pérolas, que inclui ainda cidades continentais chinesas como Zhuhai, Shenzhen e Cantão, além de Hong Kong e Macau.

Os sinais de tempestade tropical - numa escola de um a dez onde não existem o qautro, cinco, seis e sete - são hasteados tendo em consideração não só a aproximação da tempestade à cidade, mas também a intensidade dos ventos.

Às 14h00 locais (07h00 em Lisboa) o Usagi estava a cerca de 360 quilómetros a leste de Macau deslocando-se a uma velocidade de cerca de 18 quilómetros por hora com um rumo oés-noroeste, "aproximando-se cada vez mais de Macau", explicou o diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, Fong Soi Kun.

O mesmo responsável referiu que cerca das 19h00 locais deverá ser hasteado o sinal número oito que obriga a que todas as pessoas fiquem em casa, que seja encerrado o comércio entre outras atividades, mas onde os casinos, habitualmente locais sem luz natural, permanecem de portas abertas.

"Com a chuva forte que se aproxima poderão ser registadas inundações nas zonas baixas, mas o tempo vai piorar gradualmente com o aumento da intensidade do vento e a chuva", explicou.

Macau sinal oito tufão Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau tempestade tropical Usagi
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)