Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Síria: Cadáveres de estrangeiros encontrados em Homs

As autoridades sírias afirmam ter descoberto no bairro de Baba Amr, em Homs, vários cadáveres de estrangeiros, incluindo o de um europeu suspeito de dirigir os rebeldes sírios, noticiou esta quarta-feira a imprensa síria.

7 de Março de 2012 às 13:53
O bairro de Baba Amr foi bombardeado durante semanas pelas forças sírias
O bairro de Baba Amr foi bombardeado durante semanas pelas forças sírias FOTO: Reuters

"Vários cadáveres (...) que não são de sírios (...) foram descobertos em Baba Amr", segundo adiantou um especialista dos serviços de segurança citado pelo jornal Al-Watan.

"O maior mistério" envolve o cadáver de um europeu "na posse do passaporte e da carteira profissional de Javier Espinosa", o correspondente do jornal El Mundo que sobreviveu ao bombardeamento que matou a norte-americana Marie Colvin e o francês Remi Ochlik e que conseguiu sair de Baba Amr a 29 de Fevereiro.

Espinosa disse ter perdido todos os haveres na fuga para o Líbano, durante a qual teve de escapar a disparos das forças sírias.

O especialista citado pelo Al-Watan afirmou que o cadáver em causa corresponde "provavelmente a um europeu que comandava (as forças da oposição) em Baba Amr" e acrescentou que Espinosa "sabe a identidade do indivíduo a quem entregou os documentos", pelo que "é preciso saber pormenores junto do senhor Espinosa".

"O cadáver que é sem dúvida de um comandante apresenta traços fisionómicos de um europeu do sul e aparentemente era um elemento de uma agência de informações (estrangeira) ou de um grupo libanês encarregado de retirar o maior número de combatentes de Baba Amr", afirmou.

O corpo em causa está na Síria e "não foi reclamado por nenhum país", segundo a notícia. O jornal acrescentou que os corpos de vários outros estrangeiros continuam por identificar.

Baba Amr foi bombardeada durante semanas pelas forças sírias, ataques que segundo a Human Rights Watch fizeram 700 mortos e milhares de feridos.

Síria Cadáveres Estrangeiros Baba Amr Javier Espinosa Homs Mortes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)