Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Síria confirma presença em conferência internacional

Um porta-voz do Governo russo confirmou a participação de diplomatas sírios num encontro internacional para pôr fim à guerra civil na Síria.
24 de Maio de 2013 às 13:00

Foi através de um porta-voz da diplomacia russa que chegou o anúncio da participação do regime de Damasco numa conferência internacional para tentar pôr fim ao conflito interno que assola a Síria.

Alexandre Lukacevitch declarou constatar "com satisfação" que "recebemos de Damasco a confirmação da prontidão de princípio do Governo da Síria em participar numa conferência internacional nos interesses da consecução, pelos próprios sírios, da via de regularização do conflito destrutivo para o país e a região".

A convocação desta conferência internacional sobre a situação vivida na Síria foi decidida a 7 de maio, num encontro de Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, com o seu homólogo norte-americano, John Kerry.

O porta-voz russo lamentou os obstáculos levantados a esta iniciativa, referindo a resolução sobre a Síria adotada pela Assembleia Geral da ONU, mesmo depois de "insistentes apelos" junto de vários parceiros, que contradiz "o consenso que se forma no mundo a favor da normalização nesse país".

Moscovo condena também a resolução que foi proposta na 23.ª sessão do Conselho da ONU para os Direitos Humanos, em Genebra, considerando que se trata de passos para impedir a realização da decisão russo-americana.

A Rússia considera ainda que "não pode ser levada a sério a proposta de marcar uma data concreta para a conferência sem que esteja claro quem e com que poderes irá falar em nome da oposição".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)