Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Síria entrega programa de destruição do arsenal químico

Documento foi entregue este domingo por Damasco
27 de Outubro de 2013 às 16:20
Organização para a Interdição de Armas Químicas, República Árabe Síria, France Presse, ONU, E.U.A., Rússia
Organização para a Interdição de Armas Químicas, República Árabe Síria, France Presse, ONU, E.U.A., Rússia FOTO: Getty Images

A Organização para a Interdição de Armas Químicas (OIAQ) anunciou, este domingo, ter recebido dentro do prazo previsto o programa relativo à destruição de armas químicas solicitado à Síria.

Em comunicado citado pela agência France Presse, a organização divulgou que a Síria cumpriu o prazo que expirava este domingo: "A OIAQ confirma que a República Árabe Síria submeteu na quinta-feira, 24 de outubro, a declaração inicial formal do seu programa de armas químicas".

A OIAQ referiu também que a declaração "permite estabelecer o plano para uma destruição sistemática, integral, e proceder à verificação integral de armas químicas declaradas, bem como de instalações de produção e armazenamento".

O arsenal químico sírio terá de ser destruído até meados do próximo ano, de acordo com a resolução 2118 das Nações Unidas. O conselho executivo da OIAQ pretende, a partir deste documento, fixar até dia 15 de novembro as datas para o processo de destruição do arsenal químico sírio.

O regime de Damasco enviou também a localização dos pontos de produção e armazenamento das armas químicas, que estão a ser investigados pela ONU em conjunto com OIAQ, tendo já sido inspeccionados 19 locais dos 23 existentes.

O documento que visa a destruição do arsenal químico sírio foi entregue por Damasco no seguimento de um acordo alcançado entre os EUA e a Rússia e afasta, assim, a hipótese de uma intervenção do exército norte-americano na Síria.

Organização para a Interdição de Armas Químicas República Árabe Síria France Presse ONU E.U.A. Rússia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)