Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Síria: ONG denuncia tortura de crianças

Um relatório da organização de direitos humanos The Human Rights Watch (HRW), publicado esta sexta-feira, acusa o exército e as forças de segurança sírias de terem morto e torturado crianças ao longo do ano 2011.



4 de Fevereiro de 2012 às 14:16
Activistas documentaram pelo menos 12 casos de crianças presas em situações desumanas e torturadas
Activistas documentaram pelo menos 12 casos de crianças presas em situações desumanas e torturadas FOTO: Reuters

Ontem, sexta-feira, a HRW pediu ao Conselho de Segurança que exigisse ao governo sírio "o fim de todas as violações de direitos humanos". "As crianças não foram poupadas do horror da crise síria. As forças de segurança sírias prenderam, mataram e torturaram crianças nas suas casas, escolas e ruas", disse à rede CNN a directora de direitos infantis da organização, Lois Whitman.

O Conselho de Segurança da ONU, que se reuniu esta quinta-feira, tentou tomar uma posição de modo a pressionar a Síria a acabar com a onda de violência que tomou conta do país desde Março do ano passado. No entanto, o encontro terminou sem consenso entre os membros.

No relatório divulgado, a organização acusa o governo sírio de usar as escolas como "centros de detenção e prisão de crianças que se encontravam nas aulas".

Segundo a HRW, os seus activistas documentaram pelo menos 12 casos de crianças presas em situações desumanas e torturadas, assim como crianças mortas a tiros quando estavam em nas casas ou na rua, refere a revista ‘Veja'.

ONG Crianças Tortura Síria Forças de Segurança Human Rights Watch
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)