Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Síria: NATO pede a todas as partes que respeitem cessar-fogo

Trégua não abrange os grupos 'jihadistas' Daesh e Frente al-Nosra.
23 de Fevereiro de 2016 às 17:31
O secretário-geral da NATO Jens Stoltenberg
O secretário-geral da NATO Jens Stoltenberg FOTO: EPA

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou esta terça-feira o acordo de cessar-fogo acordado entre os Estados Unidos e a Rússia para um cessar-fogo na Síria e pediu a todas as partes que o respeitem e controlem eficazmente.

"Celebro o acordo alcançado ontem [segunda-feira] para a cessação de hostilidades na Síria", afirmou Stoltenberg perante a comissão de Negócios Estrangeiros e a subcomissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu. O secretário-geral reafirmou que a NATO apoia "todos os esforços para uma solução negociada" e para "a criação de condições para uma transição política pacífica".

Stoltenberg sublinhou que "agora o importante é que todas as partes respeitem os termos do acordo e garantam que é aplicado e controlado eficazmente".

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira que Washington e Moscovo acordaram um cessar-fogo na Síria a partir das 00h00 de 27 de fevereiro, trégua que não abrange os grupos 'jihadistas' Daesh e Frente al-Nosra.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)