Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

SISMO ABALA TURQUIA

Um sismo com intensidade de 5,1 na escala de Richter abalou a região este da Turquia, casando a morte a pelo menos nove pessoas e dezenas de feridos, segundo um primeiro balanço avançado pelo governo turco.
26 de Março de 2004 às 08:34
O abalo teve o seu epicentro em, Cat, a cerca de 900 quilómetros a este de Ankara, tendo-se registado mais de cinquenta réplicas na região, segundo os meios de informação turcos.
O sismo atingiu três províncias daquela região chegou próximo das populações circundantes da cidade de Erzurum, causando graves danos materiais. Hoje, as escolas permaneceram fechadas e a população saiu para asa ruas temendo novas replicas do sismo.
O ministro da Saúde, Recep Akdag, anunciou que o alojamento daqueles que ficaram sem casas será resolvido assim que possível. Entretanto, equipas de salvamento médico e militar montaram tendas de campanha na região para amparar os sobreviventes.
A Turquia é cenário para frequentes terremotos por se situar numa zona sísmica. O último ocorreu em Maio último, na província de Bingol, também na região este do país, causando 167 mortos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)