Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

SISMO NA CALIFÓRNIA

Dissipadas a poeira e o susto, a realidade mostrou-se milagrosamente modesta. O Estado norte-americano da Califórnia foi sacudido por um violento sismo com magnitude de 6,5 na Escala de Richter, sentido desde Los Angeles a San Francisco. O abalo e as cerca de 50 fortes réplicas registadas nas três horas posteriores afectaram, sobretudo, a cidade de Paso Robles, onde se confirmaram as duas únicas vítimas mortais do tremor de terra.
23 de Dezembro de 2003 às 09:17
O sismo teve origem na chamada Falha de San Simeon, parte do sistema estadual conhecido por Falha de Santo André, com o epicentro localizado muito próximo da cidade de San Simeon e a escassos oito quilómetros de profundidade, razão pela qual foi sentido numa tão extensa faixa de terreno, de Los Angeles a San Francisco. Ao abalo inicial, cerca das 11h16 de ontem (19h16 em Lisboa), sucederam-se cerca de meia centena de réplicas com uma magnitude média de 3 na Escala de Richter. Os peritos esperam a ocorrência de centenas de réplicas nos próximos dias, mas calculam haver apenas entre 5 a 10 por cento de hipóteses de uma delas ser mais forte que o abalo inicial.
A cidade mais atingida pelo sismo foi Paso Robles, conhecida pelas suas fontes termais sulfurosas e banhos de lama. Nessa cidade, a cerca de 300 quilómetros de Los Angeles, pelo menos 82 edifícios ficaram danificados, muitos deles no centro histórico (com arquitectura do século XIX) e a electricidade foi cortada em cerca de 75 mil residências e estabelecimentos comerciais ou de serviços.
A histórica Torre do Relógio de Paso Robles ruiu e duas mulheres, de 19 e 55 anos de idade, morreram soterradas. Chegaram a ser noticiadas três mortes, mas apenas duas estão confirmadas, muito embora prossigam as buscas, até por que ainda (à hora desta notícia) não tinham sido localizados os proprietários de três dos veículos soterrados. Além desta cidade, todos os estragos foram considerados modestos. Calcula-se que os custos deste abalo em reconstrução se situem nos milhões de dólares, o que constitui um forte contraste com a factura de 40 mil milhões de dólares deixada pelo Sismo de Northridge na área de Los Angeles, em 1994, com uma magnitude de 6,7. Em 1999, um terramoto com magnitude de 7,1 foi registado no deserto do Sul da Califórnia, sem grande impacte em zonas urbanas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)