Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Sismo no Irão já fez cinco mortos

O terramoto que se registou nesta quarta-feira no leste do Irão, às 20h38 locais (17h08 de Lisboa), já causou pelo menos cinco mortos, informou a agência noticiosa local Fars.
5 de Dezembro de 2012 às 20:11
Pelo menos, doze das réplicas, até às 18h33 de Lisboa, tinham superado os dois graus da escala de Richter e uma os 3,4 graus, segundo o serviço de sismologia iraniano
Pelo menos, doze das réplicas, até às 18h33 de Lisboa, tinham superado os dois graus da escala de Richter e uma os 3,4 graus, segundo o serviço de sismologia iraniano FOTO: Sérgio Lemos

O sismo, com uma magnitude de 5,5 graus na escala de Richter, ocorreu na cidade de Zahan, na província do Khorasan do Sul, próximo da fronteira com o Afeganistão.

A Fars, replicada pela agência noticiosa Efe, especificou que já há também registo de uma vintena de feridos confirmados.

A agência noticiosa iraniana já tinha dado conta da existência de danos em muitas habitações, algumas das quais ruídas, e que grande parte da população está na rua, receosa de as suas casas poderem ruir.

As autoridades locais já enviaram um camião com mantas e tendas de campanha parta as vítimas e pediram mais auxílios aos departamentos de gestão de emergência da província e ao Ministério do Interior, enquanto prosseguem as operações de socorro e se enviam mais meios de auxílio.

Pelo menos, doze das réplicas, até às 18h33 de Lisboa, tinham superado os dois graus da escala de Richter e uma os 3,4 graus, segundo o serviço de sismologia iraniano.

O epicentro do terramoto situou-se a uma latitude de 33,5 graus norte e a uma longitude de 59,94 graus este e o hipocentro a uma profundidade de nove quilómetros.

À semelhança da maior parte do território iraniano, esta província sofre frequentes sismos, que nas últimas décadas provocaram centenas de milhares de mortos.

irão tremor de terra sismo fars terramoto
Ver comentários