Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

“Situação na Guiné é preocupante”

O chefe da diplomacia de Lisboa e actual presidente do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Luís Amado, termina hoje uma visita de 24 horas a Guiné-Bissau que teve como objectivo discutir com as autoridades do país um pacote de ajuda, que visa contribuir para a sua estabilidade política. O ministro português – portador de uma mensagem do primeiro-ministro José Sócrates, convidando o seu homólogo Carlos Gomes Júnior a visitar Portugal "o mais rapidamente possível"– afirmou que vê com apreensão a constante instabilidade na Guiné-Bissau.
29 de Janeiro de 2009 às 00:30
Luís Amado com a homóloga guineense Maria Adiato Djalo Mandigna
Luís Amado com a homóloga guineense Maria Adiato Djalo Mandigna FOTO: Omar Camilo/Lusa

"A Guiné não deve perder esta nova oportunidade de ajuda" porque "vemos com grande apreensão" o que se tem passado nos últimos dez anos, afirmou Luís Amado. Recorde-se que o primeiro-ministro guineense definiu, na recente entrevista concedida ao Correio da Manhã, como áreas prioritárias da sua governação a Função Pública e as Forças Armadas. Assim, a delegação da CPLP encontrou-se de imediato com Tagma Na Waie, chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas. Acrescente-se que a visita da delegação da CPLP acontece um dia depois de Carlos Gomes Júnior ter terminado uma visita oficial a Angola, com o governo de Luanda a oferecer às Forças Armadas guineenses bolsas de formação militar para oficiais e uma linha de crédito para pagar os salários em atraso dos militares, no montante de 43 milhões de dólares, segundo revelou ontem o ‘Jornal de Angola’.

TRÁFICO DE DROGA

Uma das principais preocupações da comunidade internacional prende-se com o tráfico de droga na Guiné-Bissau. Ontem, o Ministério Público anunciou que vai arquivar o processo sobre dois aviões retidos no aeroporto de Bissau suspeitos de transportarem 500 quilos de cocaína pura proveniente da América latina, alegando falta de prova.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)