Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

SNS português usado como exemplo por senador norte-americano Bernie Sanders

Candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas respondeu a quem considera a sua proposta de sistema universal de cuidados de saúde uma "ideia maluca".
SÁBADO 14 de Fevereiro de 2020 às 20:22
Bernie Sanders
Bernie Sanders
Bernie Sanders
Bernie Sanders
Bernie Sanders
Bernie Sanders

O senador norte-americano Bernie Sanders usou o Sistema Nacional de Saúde de Portugal como exemplo para defender uma das bandeiras da sua campanha para a nomeação democrata para as presidenciais nos EUA, em novembro deste ano: um serviço universal de cuidados de saúde.

Numa publicação na rede social Twitter, Bernie Sanders elencou 27 países – uma lista por ordem alfabética – para responder a todos os que consideram a sua proposta "uma ideia maluca". "Lembrem-se: A nossa 'ideia maluca' de serviços de saúde universais é uma realidade em:", lê-se antes de referir os países.

Esta terça-feira, Sanders venceu  (26%)  a primária do Partido Democrata no estado de New Hampshire, ficando à frente do ex-autarca Pete Buttigieg (24,4%). Em terceiro lugar ficou a senadora Amy Klobuchar com 19,7%, seguindo-se a também senadora Elizabeth Warren com 9,4% e o ex-vice-presidente Joe Biden com 8,4%.

"Este é o início do fim de Donald Trump", afirmou o senador de 78 anos referindo-se ao presidente norte-americano, perante os seus apoiantes, prometendo ainda: "A nossa campanha não se trata apenas de ganhar a Trump, é de transformar os EUA".

SNS Bernie Sanders EUA Portugal Donald Trump política diplomacia relações internacionais eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)