Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Sobrevivente de gripe das aves dá à luz bebé milagre

Após cinco semanas nos cuidados intensivos, uma chinesa diagnosticada com a estirpe H7N9 é a primeira sobrevivente do vírus a dar à luz
19 de Julho de 2013 às 08:28

Após ter contraído a gripe aviária H7N9 e de ter passado cinco semanas nos cuidados intensivos, na primavera, uma mulher chinesa deu à luz uma bebé. O médico descreveu o parto bem sucedido como um "milagre", noticiou um jornal chinês.

Qiu Yan, de 25 anos, estava grávida de cinco meses quando lhe foi diagnosticado o vírus H7N9, a nova estirpe da gripe das aves.

Segundo o jornal Global Times, Qiu - natural da província de Jiangsu, no leste da China, - é a primeira sobrevivente do vírus H7N9 a dar à luz um bebé.

"Os seus pulmões estavam gravemente infetados e ela precisou de ter a ajuda de um respirador", disse ao jornal o médico Sun Lizhou.

A mulher permaneceu internada no hospital, onde foi mãe de uma menina com o peso de 3,3 quilogramas.

O estado de Qiu e da bebé foram declarados estáveis pelo médico, que salientou, no entanto, que a saúde da criança deve ser avaliada regularmente para garantir que não sofre os efeitos da nova estirpe da gripe aviária H7N9.

Desde a identificação do vírus no inverno passado, 132 casos confirmados de infeção pelo H7N9 foram registados no interior da China, e 43 pessoas morreram, segundo o balanço atualizado no final de junho pelas autoridades de saúde chinesas.

gripe das aves parto h7n9 china Qiu Yan
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)