Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Sobreviventes assinalam libertação de Auschwitz

A grande maioria dos sobreviventes de Auschwitz-Birkenau tem mais de 90 anos.
24 de Janeiro de 2015 às 09:46
Representantes de mais de 40 países, incluindo Portugal, confirmaram a presença nas cerimónias
Representantes de mais de 40 países, incluindo Portugal, confirmaram a presença nas cerimónias FOTO: Pawel Ulatowski/Reuters

Na terça-feira, nas comemorações do 70.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, as atenções do mundo estarão focadas nos cerca de 300 sobreviventes que vão passar pelos portões do antigo complexo de extermínio nazi.

"O 70.º aniversário não será igual aos anteriores grandes aniversários. Temos de dizer de forma clara: é o último grande aniversário que podemos comemorar com a presença de um grande grupo de sobreviventes. As suas vozes tornaram-se no mais importante aviso contra a capacidade humana para a extrema humilhação, desprezo e genocídio", afirmou Piotr M.A. Cywinski, diretor do Memorial Auschwitz.

A grande maioria dos sobreviventes de Auschwitz-Birkenau tem mais de 90 anos.

"Em breve, não serão [os sobreviventes] as testemunhas daqueles anos, mas nós, as gerações do pós-guerra, que vão passar este conhecimento horrível e as esmagadoras conclusões que dai resultam", referiu o representante, em declarações publicadas no 'site' do Museu de Auschwitz-Birkenau, uma das entidades responsáveis pela organização das comemorações.

Na terça-feira, quando se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, um dos momentos mais emotivos será quando os sobreviventes passarem pelo denominado 'Portão da Morte' (o portão de entrada do complexo), depositarem flores e acenderem velas em frente ao muro do bloco 11 do campo de concentração, conhecido como o Muro da Morte, em memória das vítimas.

A par dos sobreviventes, representantes de mais de 40 países, incluindo Portugal, confirmaram a presença nas cerimónias.

diretor do Memorial Auschwitz Museu Dia Internacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)