Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

SOLDADO NORTE-AMERICANO CONDENADO

Um tribunal militar norte-americano considerou culpado o primeiro de sete soldados acusados de torturar os presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib, nos arredores de Bagdad. Jeremy Sivits, que confessou a sua participação nos actos, foi condenado a um ano de prisão.
19 de Maio de 2004 às 13:20
Sivits, de 24 anos, vai cumprir a pena máxima prevista, um ano de prisão, pela sua implicação na humilhação dos prisioneiros. O tribunal militar especial dos EUA, em Bagdad, decidiu esta quarta-feira a pena atribuída a Sivits, depois de durante a manhã o ter considerado culpado das acusações de abandono do dever, maus tratos e conspiração.
Nas declarações proferidas hoje em tribunal, Sivits reconheceu que maltratou em grupo os detidos e que os factos ocorreram em princípios de Novembro de 2003. Afirmou ser culpado por ter forçado os prisioneiros a formar uma pirâmide humana e de ter fotografado outro soldado da prisão, o cabo Charles Granes, debruçado sobre a pirâmide.
O soldado em julgamento, que mostrou alguma emoção durante a audiência desta quarta-feira, disse ainda que, em certas ocasiões, os prisioneiros iraquianos foram humilhados sexualmente e golpeados com facas.
O soldado Jeremy Sivits é o primeiro a enfrentar o tribunal marcial, num julgamento que decorre em Bagdad, pelos abusos infligidos sobre os prisioneiros iraquianos da prisão de Abu Ghraib. O caso veio a público através da difusão de fotografias dos actos, gerando um onda de indignação em toda a comunidade internacional. Os Estados Unidos tentam usar este processo para mostrar a sua determinação em castigar os responsáveis pelo escândalo.
Outros três soldados implicados no caso compareceram hoje em audiências preliminares. Os sargentos Javal davies, 26 anos, e Ivan Frederick, 37, e o cabo Charles Graner, 35, enfrentam penas mais severas do que a de Sivits. Os três negaram os actos de são acusados, mas afirmam compreender as acusações que lhes são apontadas. Estes soldados serão presentes numa nova audiência a realizar-se dia 21 de Junho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)