Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

SOLDADOS RUSSOS MORREM NA TCHECHÉNIA

Violentos confrontos entre rebeldes tchetchenos e militares russos, ocorrido esta segunda-feira no sul montanhoso da Tchetchénia, resultou na morte de seis soldados.
21 de Julho de 2003 às 18:57
SOLDADOS RUSSOS MORREM NA TCHECHÉNIA
SOLDADOS RUSSOS MORREM NA TCHECHÉNIA
O conflito ocorreu quando as guerrilhas tchetchenas atacaram as topas que patrulhavam a aldeia de Dyshen-Vedeno, território rebelde, no coração da montanha, a 50 km sudoeste da capital Grozny.
Segundo o porta-voz do quartel militar local, Ilya Shabalkin, para além da morte dos seis soldados das forças federais russas, igual número de militares ficaram feridos, enquanto da parte dos rebeldes há também seis vítimas mortais. Os soldados mortos eram todos de origem tchetchena.
O ministro da Defesa disse que mais dois soldados morreram e quatro ficaram feridos em combates separados neste fim-de-semana.
A guerrilha tchetchena, que luta pela independência na zona sudoeste da Rússia, tem marcado uma onda de violência na região apesar do plano de paz avançado por Moscovo.
Mais de 100 pessoas morreram na sequência de vários ataques suicidas ocorridos na última Primavera. Entre estes encontram-se 14 pessoas que morreram quando dois bombistas suicidas detonaram as cargas que transportavam num festival de rock fora de Moscovo no princípio do mês.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)