Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Somália: Mais de 100 piratas detidos

A Marinha americana entregou esta quarta-feira mais 17 piratas ao governo do Quénia, o que eleva para 101 o número de indivíduos suspeitos de pirataria julgados ou a aguardar julgamento.
10 de Junho de 2009 às 15:24
Somália: Mais de 100 piratas detidos
Somália: Mais de 100 piratas detidos FOTO: D.R.

Os 17 homens que os norte-americanos entregaram ás autoridades quenianas foram detidos no dia 13 de Maio no Golfo de Aden quando tentaram capturar um navio comercial oriundo do Egipto.

Os suspeitos deverão aguardar julgamento na prisão de Malindi, localizada a 130 quilómetros norte de Mombaça uma vez que a cadeia desta cidade está superlotada.

De acordo com a Ecoterra Internacional, em 2009 os piratas conseguiram atacar 126 navios, dos quais 44 ataques foram ben sucedidos, resultando no sequestro das embarcações.

FRAGATA PORTUGUESA APOIA SOMALIS

A fragata portuguesa Corte-Real deverá entrar esta quarta-feira no porto de Mogadísio, na Somália, para escoltar dois navios que transportam bens alimentares destinados a um milhão de somalis.

A Corte-Real é um navio que integra a força da NATO e está destacada no golfo de Aden com a missão de combater a pirataria.

Entre hoje e amanhã o Grupo Internacional de Contacto sobre a Somália, composto por 35 nações, reúne em Roma, Itália, para debater a pirataria nas águas da Somália.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)