Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Sondagem indica vitória clara de Tony Blair

Uma sondagem publicada esta terça-feira pelo jornal “Financial Times” atribui ao Partido Trabalhista de Tony Blair uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre os conservadores nas intenções de voto para as eleições no Reino Unido, marcadas para a próxima quinta-feira.
3 de Maio de 2005 às 10:11
Tony Blair
Tony Blair FOTO: d.r.
Segundo os resultados deste estudo de opinião, os Trabalhistas reúnem 39 por cento das preferências, contra 29 por cento conseguidos pelos conservadores e 22 por cento dos liberais democratas.
Todavia, indica o “Financial Times”, a margem conseguida pelo partido de Tony Blair pode vir a ser afectada no último momento pelo voto da elevada percentagem de indecisos, que podem causar algumas surpresas.
O estudo realizado pelo diário britânico indica que 36 por cento dos inquiridos admite mudar o sentido de voto nas últimas 48 horas, uma percentagem bastante superior à registada nas eleições legislativas de 1997 e 2001.
Uma das razões apontadas para esta elevada percentagem de indecisos na recta final para as eleições são as polémicas em torno da legalidade da intervenção armada no Iraque, apoiada pelo governo de Blair, que tem vindo a ser repetidamente posta em causa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)