Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Stands plantam uma árvore por cada carro vendido

Os stands de venda de automóveis da cidade brasileira de Sorocaba vão plantar uma árvore por cada carro novo que venderem. 
5 de Junho de 2013 às 10:39

A iniciativa lançada em Sorocaba, importante pólo industrial e agrícola localizado a 92 quilómetros de São Paulo, teve início segunda-feira, dia 3, sendo que as árvores terão de ser plantadas em alguma via da cidade.

O acordo foi firmado, segunda-feira, durante uma reunião entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as 30 principais empresas de venda de veículos novos da cidade. O primeiro passo, simbólico, foi dado após a reunião dos donos dos stands com a secretária Jussara Lima Carvalho, com o plantio de 50 novas mudas de árvores no Parque dos Ipês, na zona norte da cidade.

Plantar uma árvore por cada carro vendido já era uma obrigação na cidade desde 2008, quando uma lei municipal nesse sentido foi aprovada na câmara municipal, mas não vinha a ser cumprida pelos empresários. Agora, depois de pressão da Secretaria do Meio Ambiente e de muita negociação, foi finalmente selado o acordo para o cumprimento efetivo e imediato da lei municipal.

Pelos cálculos da Secretaria, os stands terão que plantar aproximadamente 24 mil árvores por ano na cidade, e isto se plantarem apenas uma por cada veículo vendido, nada impedindo que plantem mais, se assim o desejarem. A Secretaria de Meio Ambiente indicará caso a caso a espécie a ser plantada e o local e fará a fiscalização do cumprimento do acordo, cabendo aos empresários a aquisição das mudas e o plantio.

A responsabilidade dos stands não cessará no entanto com o ato de plantio das mudas, tendo ficado acertado na reunião que os empresários também ficarão responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção das árvores que plantarem. Nos últimos quatro anos, iniciativas diversas tomadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente resultaram no plantio em todo o município de Sorocaba de mais de 500 mil novas árvores.

Stands carros árvores Brasil Sorocaba
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)