Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Strauss-Kahn: "Estou a ser alvo de um linchamento mediático"

O antigo director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, pediu de novo, esta sexta-feira, para ser ouvido "o mais rapidamente possível" na investigação de um caso de proxenetismo em França, afirmando ser vítima de um "verdadeiro linchamento mediático".
11 de Novembro de 2011 às 14:36
O ex-director geral do FMI quer explicar-se no processo
O ex-director geral do FMI quer explicar-se no processo FOTO: Reuters

O nome do antigo director do FMI e ex-favorito na corrida presidencial de 2012 em França foi citado no processo de um caso de proxenetismo e de abuso de bens sociais que envolve homens de negócios e polícias, segundo o qual Strauss-Kahn também estaria envolvido.

Os media ecoaram largamente certos elementos do inquérito, nomeadamente SMS trocados entre Strauss-Kahn e o empresário Fabrice Pazskowski, responsável de uma empresa de material médico, evocando a organização de "orgias".

Num comunicado, os advogados de Strauss-Kahn referem que o cliente está "pronto a explicar-se não perante um incerto tribunal de opinião mas perante os que conduzem a investigação judicial e pede de novo para ser ouvido o mais rapidamente possível".

Dominique Strauss-Kahn, 62 anos, já tinha pedido a 16 de Outubro para ser "ouvido o mais rapidamente possível pelos juízes" encarregues pelo caso denominado "do Carlton", do nome do hotel de Lille, norte, cujo proprietário também foi acusado de envolvimento.

Oito pessoas, incluindo um director do grupo de construção Eiffage, um comissário de polícia e um advogado, foram acusadas neste processo por "proxenetismo agravado em grupo organizado" e por abuso de bens sociais.

Prostitutas terão testemunhado ter tido relações sexuais com Strauss-Kahn nas "noitadas" organizadas pelos acusados em 2009, 2010 e 2011 em França e nos Estados Unidos.

O Ministério Público abriu recentemente uma investigação por violação do segredo de justiça depois de terem aparecido fugas na imprensa de elementos do inquérito.

Strauss-Kahn Proxenetismo Prostituição Orgias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)