Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

SUÉCIA REVITALIZA SCHROEDER

Com a imigração a dominar os últimos dias da campanha alemã, o líder do partido até agora favorito nas sondagens, Gerhard Schroeder, faz soar alto o “slogan” da tolerância e espera que a vitória dos sociais-democratas na Suécia tenha eco na Alemanha no próximo domingo.
17 de Setembro de 2002 às 22:26
Ultrapassada nas sondagens pelo SPD (Partido Social Democrata) de Schroeder, a União CDU-CSU (cristãos-democratas) liderada por Edmund Stoiber levou para a campanha o eternamente controverso tema da imigração numa tentativa de capitalizar votos.

Mas até ontem, esta estratégia revelou-se infrutífera, com Schroeder a recordar que a Alemanha não pode ter um rosto xenófobo.

Schroeder – que conquistou a liderança nas sondagens graças à sua oposição em relação a um ataque contra o Iraque – espera que a vitória dos sociais-democratas na Suécia venha influenciar os alemães.

A acontecer, para Goran Persson, o líder dos sociais-democratas suecos, poder-se-á falar numa nova viragem à esquerda na Europa, depois de sucessivas vitórias conservadoras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)