Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Suicida mata polícias

Um guerrilheiro suicida detonou um carro armadilhado próximo de um grupo de recrutas para polícias de trânsito, esta segunda-feira, na cidade de Arbil, no Norte curdo do Iraque.
20 de Junho de 2005 às 09:55
Guerrilheiros capturados esta manhã em Bagdad
Guerrilheiros capturados esta manhã em Bagdad FOTO: reuters
De acordo com testemunhas oculares, o guerrilheiro suicida conduziu o veículo armadilhado desde um edifício próximo até às traseiras do principal complexo policial na cidade, onde 200 recrutas estavam alinhados para a 'chamada' da manhã. A explosão do veículo armadilhado provocou pelo menos 12 mortes entre os recrutas.
Arbil é uma das principais cidades na região curda do Norte do Iraque e é também a cidade-sede do Parlamento Curdo e do seu novo presidente. Tem sido um local relativamente calmo nos últimos dois anos, ainda que essa relativa tranquilidade seja ocasionalmente interrompida por atentados 'espectaculares'. Em Maio último, um bombista suicida matou 46 pessoas junto a um posto de recrutamento policial.
Também esta manhã, forças militares norte-americanas e iraquianas envolveram-se em confrontos com guerrilheiros em Bagdad, no bairro de al-Bayaa. Diversos guerrilheiros foram detidos durante os combates.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)