Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

SUICIDAS BIOLÓGICOS

O Reino Unido pode ser alvo de bombas químicas humanas, alertam os médicos britânicos. A British Medical Association (BMA) considera existir uma “possibilidade realista” de terroristas fanáticos se injectarem com agentes biológicos contagiosos de doenças mortíferas para infectar a população de cidades inteiras.
7 de Março de 2003 às 00:00
Esta ideia, que mais parece destinada ao argumento de um filme de ficção científica, é na verdade algo que pode estar neste momento a ser planeado algures.

O método “requer muito menos tecnologia (do que um ataque convencional) e todos os que procuram armas biológicas sabem que uma das áreas mais difíceis na produção de uma arma bem sucedida é, na verdade, a sua distribuição (utilização), afirma a BMA.

John Eldridge, editor de uma revista especializada em armas de destruição maciça, deu razão à BMA e considera a perspectiva de uma “bomba” biológica humana um “cenário de pesadelo”. É que enquanto uma explosão convencional ou um ataque químico seriam fáceis de localizar, torna-se virtualmente impossível encontrar o rasto de um ataque biológico com “bomba” humana.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)