Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

TAAG deverá receber oitavo Boeing 777-300 até final do ano

Apesar disso ainda é necessário fechar o financiamento.
1 de Maio de 2016 às 15:21
TAAG
TAAG FOTO: Direitos Reservados
O ministro dos Transportes de Angola, Augusto Tomás, afirmou este domingo que o último avião Boeing 777-300 ER de uma encomenda de três deverá chegar ao país ainda este ano, mas ainda é necessário fechar o financiamento.

Augusto Tomás falava aos jornalistas no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, à chegada do segundo avião da companhia aérea pública, proveniente da fábrica do construtor norte-americano.

"A próxima aeronave está praticamente pronta. Ultimam-se os aspetos ligados ao financiamento da mesma e este ano ainda a oitava aeronave [da frota] deverá chegar a Angola", explicou Augusto Tomás.

Estas aeronaves têm capacidade para transportar 225 passageiros em classe económica, 56 em executiva e 12 em primeira classe, possibilitando o acesso a telemóvel e internet a bordo.

O contrato para a aquisição das três aeronaves foi assinado entre a TAAG e a Boeing a 27 de março de 2012, tendo a primeira destas entrado ao serviço em 2014.

O novo avião que este domingo chegou a Luanda está avaliado em quase 170 milhões de euros e foi batizado com o nome Iona, numa alusão ao parque nacional no deserto do Namibe, no sul de Angola.

Para Augusto Tomás, este novo Boeing 777-300 ER vai permitir a "médio e longo prazo, alargar horizontes" da TAAG e, tendo em conta as reformas em curso na companhia de bandeira, torná-la "líder na região".

Desde o final de 2015 que a TAAG passou a ser gerida, por acordo com o Estado angolano, pelos árabes da Emirates.

"O programa de gestão e controlo que foi assinado com a Emirates está a ser executado com muito profissionalismo, estamos satisfeitos com os resultados alcançados até ao momento. Nos primeiros seis meses, o balanço é altamente positivo", afirmou o ministro angolano.
ministro dos Transportes de Angola Boeing Angola TAAG aviação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)