Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Tailândia: Inundações causam 206 mortos

As autoridades tailandesas elevaram este domingo para 206 o número de mortos devido às inundações que afectam cerca de dois milhões de pessoas nas regiões norte, nordeste e centro do país.
2 de Outubro de 2011 às 10:20
As inundações estedem-se a 55 das 57 províncias da Tailândia
As inundações estedem-se a 55 das 57 províncias da Tailândia FOTO: Epa

As inundações começaram em Julho e já afectaram 57 das 77 províncias da Tailândia. O exército mobilizou 10.000 militares, 500 veículos terrestres, 100 embarcações e 12 equipas médicas para prestar cuidados sanitários e psicológicos às pessoas afectadas nas 23 províncias que permanecem inundadas.  

A chefe do Governo, Yingluck Shinawatra, ordenou aos membros do seu gabinete para se deslocarem às zonas afectadas e passarem, pelo menos, uma noite nas regiões certificando-se que a ajuda chega aos mais necessitados.

O Governo tailandês aprovou esta semana um fundo de emergência equivalente a 234.244 euros e outro de 171 milhões de euros para apoiar as 351.000 famílias afectadas pelas cheias e deu indicações para a distribuição imediata de alimentos, roupa, água e medicamentos, bem como para a entrega de duas mil embarcações às regiões afectadas.  

Em Banguecoque, as autoridades tomam medidas com receio da subida do nível do rio Chao Phraya devido à descida das águas das zonas altas e estão atentas aos sistemas de drenagem do aeroporto.  

A Tailândia, e outros países asiáticos, sofrem todos os anos inundações devido às fortes chuvas da época das monções que se faz sentir entre Maio ou Junho e se prolonga até Outubro.

tailândia inundações governo banguecoque exército
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)