Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Taliban atacam Cabul

Uma série de ataques coordenados lançou ontem o pânico na fortemente guardada área diplomática da capital do Afeganistão, Cabul, onde várias embaixadas ocidentais e edifícios governamentais, incluindo o Parlamento, foram alvo dos taliban.
16 de Abril de 2012 às 01:00
Fumo na zona do Parlamento, que também foi alvo dos ataques
Fumo na zona do Parlamento, que também foi alvo dos ataques FOTO: Reuters

Durante os combates entre os terroristas e as forças de segurança, que ao fim do dia continuavam em algumas zonas da capital, ouviram-se fortes explosões e trocas de tiros junto às embaixadas alemã e britânica e nas imediações da sede das forças da NATO no Afeganistão, que seriam os principais alvos. Os taliban reivindicaram o múltiplo atentado, um dos mais graves na capital afegã desde que o grupo foi deposto do poder, em 2001.

Além de Cabul, também foram atacadas instalações governamentais e da polícia noutras três províncias afegãs. Os ataques fizeram pelo menos 19 mortos entre os rebeldes e 23 feridos (14 polícias e nove civis).

Os taliban, que garantem que este é apenas o início da "ofensiva da Primavera", prometeram lançar mais ataques do género, que afirmam tratar-se de retaliação por incidentes recentes, como a queima das cópias do Corão numa base da NATO, o massacre de 17 civis afegãos por um militar dos EUA e um vídeo que mostra marines norte-americanos a urinarem sobre militantes mortos.

TALIBAN AFEGANISTÃO CABUL ATENTADOS EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)