Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Teerão na iminência de ficar sem ajuda

Teerão deverá vir a ficar sem ajuda técnica, no âmbito da aplicação de sanções contra o regime iraniano pelo seu controverso programa nuclear.
6 de Março de 2007 às 00:00
O responsável da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed El Baradei, apresentou ontem o relatório sobre o Irão ao Conselho de Governadores, no qual se afirma que não há certeza se as actividades nucleares que Teerão desenvolve têm fins pacíficos. Nesta reunião deverá ser aprovada a suspensão de dezenas de programas de ajuda técnica ao Irão no âmbito da aplicação de sanções a Teerão pelo Conselho de Segurança da ONU. El Baradei salientou ontem que a AIEA não pode estar certa relativamente aos fins pacíficos do programa nuclear iraniano até que Teerão coopere com os especialistas.
O encontro centra-se, sobretudo, na recusa por parte do regime de Teerão de suspender as actividades de enriquecimento de urânio e problemas relacionados com esta matéria.
PROGRAMA COREANO
Neste encontro será igualmente abordado um outro assunto ‘quente’ – a questão do programa nuclear da Coreia do Norte, que, recorde-se, acedeu suspendê-lo em troca de ajuda.
Entretanto, negociadores dos EUA e da Coreia do Norte encontraram-se ontem em Nova Iorque para discutir a normalização das relações diplomáticas entre os dois países.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)