Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Teerão vai construir nova central nuclear em Buchehr

O Irão vai iniciar no próximo ano a construção de uma segunda central nuclear em Buchehr (sul), ao lado da central inaugurada em 2010, anunciou a televisão estatal, citando o director do programa nuclear iraniano.
27 de Maio de 2012 às 12:43
Irão vai iniciar no próximo ano a construção de uma segunda central nuclear em Buchehr
Irão vai iniciar no próximo ano a construção de uma segunda central nuclear em Buchehr FOTO: d.r.

"O Irão vai construir no próximo ano uma central de 1.000 megawatts em Buchehr", disse Fereydun Abbassi Davani, sem indicar se a Rússia vai estar envolvida no projecto. A televisão não deu mais pormenores.

Nos últimos anos, as autoridades iranianas têm anunciado várias vezes a intenção de construir até 20 centrais nucleares, mas até agora nunca tinha dado indicações concretas.

A central nuclear de Buchehr foi inaugurada em 2010, 35 anos depois de ter começado a ser construída e após muitas vicissitudes políticas, técnicas e financeiras.

O projecto foi iniciado pela Alemanha, que o abandonou após a Revolução Islâmica de 1979 e a guerra Irão-Iraque (1980-88), e retomado em 1995 pela Rússia.

A central é controlada por uma equipa mista de técnicos russos e iranianos e ainda não está totalmente operacional, o que ocorrerá, segundo o director do programa nuclear, em Novembro próximo.

Teerão Irão central nuclear Buchehr Fereydun Abbassi Davani
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)