Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Teleféricos no Monte Branco voltam a funcionar

33 pessoas tiveram de passar a noite nas cabines bloqueadas.
9 de Setembro de 2016 às 08:15
O teleférico que avariou
Turistas no Monte Branco
O teleférico
Helicóptero que está a resgatar os turistas
O teleférico que avariou
Turistas no Monte Branco
O teleférico
Helicóptero que está a resgatar os turistas
O teleférico que avariou
Turistas no Monte Branco
O teleférico
Helicóptero que está a resgatar os turistas
As cabines de teleféricos bloqueadas sobre os Alpes Mont Blanc, nas quais 33 pessoas tiveram de passar a noite, foram hoje desbloqueadas, avançou o operador da estrutura.

"Foi solucionado há cinco minutos, o último cabo [que bloqueava a máquina] foi descruzado", disse à agência de notícias francesa Mathieu Dechavanne, CEO da empresa Mont Blanc, pouco antes das 07:00.

Os últimos passageiros vão assim poder regressar a terra firme sem terem de ser resgatadas por helicóptero, como aconteceu com os primeiros passageiros a ser retirados.

Mais de 30 pessoas permaneceram durante a noite de quinta para sexta-feira bloqueadas em cabines de teleféricos sobre os glaciares do Monte Branco, nos Alpes, a 3.800 metros de altitude.

O problema foi causado por um cruzamento de cabos, que ocorreu por "motivos desconhecidos", cerca das 14:00 locais (mais uma hora em Lisboa), e os funcionários da Mont-Blanc Company não conseguiram resolver a avaria, afirmou Mathieu Dechavanne, administrador da companhia que gere os teleféricos.

Os teleféricos ligam Ainguille do Mido (3.842 metros), do lado francês, à Pointe Helbronner (3.462 metros), e que assinala a fronteira com a Itália, para onde as pessoas resgatadas foram levadas.

A operação helitransportada, que envolveu três helicópteros, suíço, francês e italiano, foi decidida, mas teve de ser suspensa ao cair da noite.

Os teleféricos ficaram presos, inicialmente, com 110 pessoas a bordo, das quais mais de metade foram retiradas.

Os teleféricos "Panorama Monte Branco" atravessam os glaciares do Vale Branco e permitem percorrer o maciço do Monte Branco, que culmina a 4.810 metros, desde França e em direção a Itália. Cada cabine dispõe de quatro lugares.
Alpes Mont Blanc Mathieu Dechavanne Monte Branco França teleféricos cabine
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)