Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Temporal mata no Sul de França

Chuvas torrenciais que caíram na terça-feira e durante a madrugada seguinte causaram inundações e mataram pelo menos 19 pessoas na região de Var, no Sudeste de França. "Não me lembro de um temporal destes há pelo menos dez anos", afirmou desolado Hugues Parant, da Câmara Municipal de Var.
17 de Junho de 2010 às 00:30
Carros arrastados pelas águas. O cenário em Var era ontem desolador
Carros arrastados pelas águas. O cenário em Var era ontem desolador FOTO: Sebastien Nogier/Reuters

As localidades mais afectadas pelo temporal foram Les Arcs, Figanières, Roquebrune, Trans e Draguignan, sendo que nesta última as águas subiram quase a dois metros de altura. Mais de mil pessoas tiveram de ser retiradas e muitas estavam em estado de choque. Alguns residentes refugiaram-se nos telhados das suas casas à espera que os helicópteros de socorro os fossem buscar e muitas pessoas ficaram presas dentro dos carros e tiveram de ser socorridas. Foi ainda necessário socorrer cerca de 300 passageiros do TGV, igualmente presos pelas inundações entre Nice e Lille.

O cenário na região era ontem completamente desolador: ruas e casas inundadas ou cobertas de lama e pedras e carros submersos ou destruídos. Cerca de 200 mil pessoas estavam sem energia eléctrica. O ambiente era de grande desespero pelos avultados prejuízos que o temporal causou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)